Construção e Engenharia

CLICK PARA VER A FOTO

Na construção civil são utilizados vários tipos de elementos construtivos, e a cada dia novos elementos são introduzidos nas obras. Alguns deles são utilizados em larga escala, como o concreto, o aço e a madeira. Contudo existem outros materiais que vem sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo. Tendo em vista que os elementos usuais sofrem um processo de extração para o qual o gasto energético é muito alto ou a degradação do meio ambiente para sua obtenção é muito elevada, surge um pensamento ecológico preocupado com o futuro da construção civil mundial. Com isso surge um novo pensamento sustentável, que se preocupa em como o que fazemos agora nos afetará no futuro. O bambu pode ser um material presente em estruturas de pequeno, médio e grande porte. Com propriedades mecânicas e resistência a esforços suficientes para ser usado como material de construção, o bambu tem se mostrado um excelente elemento construtivo. Devido ao seu reduzido tempo para atingir idades ideais para o corte e necessidade de pequenas áreas plantadas para obtenção de material suficiente, o bambu pode ser caracterizado como material de construção renovável.

O uso do bambu na construção civil é uma realidade, porém não podemos generalizar esta afirmação e pensar que a solução para todos os problemas é a troca de todos os materiais usados atualmente pelo bambu. Os elementos construtivos devem se completar, cada qual sendo usado da melhor forma possível potencializando suas qualidades e características positivas. O bambu ainda precisa de muito incentivo e pesquisas para se tornar um material de qualidade e normatizado na construção civil brasileira, existindo sim a possibilidade disto ocorrer.

O incentivo a pesquisas em diversas instituições pelo mundo tem aumentando nos últimos tempos os conhecimentos acerca desta incrível gramínea. Conhecimentos tecnológicos são essenciais para a difusão do bambu como elemento marcante em obras que tenham um pensamento sustentável, mas que não querem perder a qualidade estrutural para tal denotação. O uso correto do bambu em obras de grande porte possui características positivas quanto ao peso próprio da estrutura e quanto às resistências do material. Só essas características já são suficientes para voltar os olhos para esse sistema construtivo, contudo existem outras qualidades como facilidade de transporte, fácil trabalhabilidade do material além de uma incomparável beleza estética. Estas características fazem do bambu um material que tende a entrar no mercado da construção civil de forma significativa.

16 ideias sobre “Construção e Engenharia

  1. Olá!
    Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo com o bambu. Sou artesão e estou no mercado a 8 anos, alem do artesanato faço alguns perolados entre outros na areá de construção. Sempre aprendendo.
    Abraço.

    Att
    Nivaldo-Bambuzeiro
    51-99647208

  2. Sou estudante de eng. civil e estou fazendo meu trabalho de final de curso sobre bambu na construção civil, e preciso de um projeto de alguma estrutura de bambu com calculos para eu poder fazer o meu.
    Sera que posso contar com vocês?…preciso muito disso.
    Muito obrigado.

  3. Gostaria de fazer uma cerca de bambu em torno de 50 metros de comprimento por 2 de altura. Onde consigo comprar bambu para este objetivo?

  4. olá, sou estudante do IFPB ( instituto federal de educação ciência e tecnologia da paraíba) curso técnico em edificações. estou produzindo um projeto de pesquisa sobre o uso do bambu na construção civil e gostaria de mais informações sobre o assunto. agradeço desde já…

  5. Boa noite! Estou em busca de quem possa me indicar mão de obra para a construção de baias. Tenho bastante bambu na fazenda e gostaria de aproveitá-los, e com isso preservar nosso planeta. Moro em Abaeté, no interior de MG e por aqui não tem mão de obra especializada para isso. Conto com a ajuda de vocês. Att, Kelly

  6. Estou começando construir minha casa, as madeiras grossas vou fazer com eucalipto desdobrado com motosserra, as paredes com costaneira de eucalipto refilada que compro a preço interessante e a estrutura do telhado com taquari. O taquari é o bambu muito usado pra fazer varas de pesca. A cobertura com lona e capim santa-fé.
    Tenho bastante taquari e pretendo usá-lo muito.

  7. Bom dia !
    Você pode me indicar alguma referência bibliografica para poder aprofundar mais sobre o assunto?
    Fico no aguardo.
    Obrigado.

  8. Bom dia. Sou estudante do nivel tecnico em Edificações. Gostaria de poder contar com a sua colaboração para o preenchimento de um pequeno formulário para a minha pesquisa de campo. Esse é um material indispensável para a minha conclusão do curso. Fico grata com a sua colaboração.

    https://docs.google.com/forms/u/0/d/1SrTo8NYfG5rxio0KxgQeZDyWW77zb9VhW9ziUYe7-R0/edit

    Se você tiver problemas para visualizar ou enviar este formulário, preencha-o nos Formulários Google.

  9. Olá, sou estudante de engenharia civil e sempre quis fazer uma casa com a utilização do bambu, mas não tenho a espécie de bambu certa aqui na minha região, vocês conseguem fornecer alguma muda para fazer o cultivo ?

    Grato pela atenção.

  10. I appreciate, cause I found just what I was looking for. You have ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye bcgegbkkdegg

  11. Sou estudante do nono período de engenharia civil, moro em Belo Horizonte MG e estou fazendo um trabalho acadêmico sobre o uso do bambu na construção civil, achei muito interessante o trabalho do projeto bambu, no entanto gostaria de saber se vocês podem me ajudar disponibilizando alguns projetos ou arquivos para agregar no meu estudo.
    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *